Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

CEI/RS

Conselho Estadual da Pessoa Idosa

As pessoas idosas já representam um terço da população gaúcha. No âmbito do Rio Grande do Sul, o Fundo Estadual da Pessoa Idosa abre a possibilidade de financiamento de programas e ações relativas ao idoso, assegurando direitos sociais e criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

O Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI) entende que a campanha Escolha o Destino, cuja finalidade é a divulgação e o incentivo à captação de recursos financeiros, tem o nobre propósito de garantir a proteção e os direitos dos idosos. Além dos recursos financeiros por dotação orçamentária do Estado, destinados ao fundo para aplicação em programas, a campanha informa sobre a possibilidade de contribuição de pessoas físicas e jurídicas, dedutíveis do Imposto de Renda devido, conforme a legislação.

Sendo o CEI competente para gerir o fundo e fixar critérios para sua utilização, vai direcionar os valores captados para o acolhimento de projetos que objetivem melhorar a qualidade de vida daqueles idosos que enfrentam situação de abandono, seja por questões familiares ou por sua própria condição econômica.

O CEI, portanto, apoia e colabora com a campanha para sensibilizar o povo gaúcho para buscar, senão a eliminação do problema, pelo menos, minimizar o sofrimento e as privações que afligem os idosos que muito contribuíram e, em inúmeros casos, ainda contribuem plenamente para o progresso do nosso Estado.

Destinar Para Salvar Vidas